Blog

APRENDA COMO ESCOLHER A BASE CERTA PARA O SEU TOM DE PELE

O momento de escolher a base para o tom de pele de muitas mulheres pode parecer difícil, principalmente por existir diversos tipos de base. E a base é considerada um item indispensável na hora de fazer aquela make “bapho” e deixar o look impecável, já que é ela que uniformiza o tom do rosto, disfarça as imperfeições e cria uma superfície lisa para a pele receber todos os demais produtos. Saiba escolher a tonalidade certa e o acabamento mais indicado para o seu rosto e ocasião.

Seria muito mais fácil se a base já nos dissessem qual seria o tom ideal para a nossa pele, né? Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a base certa para o seu tipo de pele, para que não aconteça de você usar uma base diferente do tom do seu rosto. 

Conheça seu tom e subtom de pele

É importante que você entenda qual é o tom e subtom da sua pele e quais são as tonalidades do seu rosto. Isso é um dos primeiros passos para descobrir como escolher a cor certa da base antes de comprar qualquer produto.

O tom da sua pele pode ser claro, médio ou escuro. Com isso, você já consegue eliminar diversas outras opções nas prateleiras das lojas e caso fique com dúvida de qual apostar escolha um tom que não seja tão extremo. 

Já o subtom da pele é basicamente composto pelo tom + subtom. Para os tons claros, o subtom é amarelado (quente), ou em alguns casos, rosado (frio). Tons médios, o subtom varia de rosado (frio) ou alaranjado (quente). Tons escuros o subtom fica entre avermelhado (quente), ou azulado e acinzentado (frio).

Saiba o seu tipo de pele e suas características

  • Pele seca: propensa à descamação e a vermelhidão, é caracterizada por um desequilíbrio do nível das glândulas sebáceas, que não produzem uma quantidade ideal de oleosidade para lubrificar a região. A falta disso influencia na capacidade de retenção da hidratação, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil. 
  • Pele normal: tem textura saudável, aveludada e muito versátil, produzindo gordura em quantidade adequada, geralmente apresenta poros pequenos e pouco visíveis, sem excesso de brilho ou ressecamento. 
  • Pele mista: não é oleosa nem seca, tem como principal característica  uma oleosidade excessiva na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, com poros dilatados nessa mesma região, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face.
  • Pele oleosa: possui um brilho intenso, a sensação de pele pesada devido à produção em excesso de sebo, poros dilatados, irregulares e a tendência à acne.

Como escolher a textura da base

  • Base líquida

A base líquida proporciona um efeito mais natural à maquiagem, pois sua textura é maleável e tem uma cobertura leve, o que ajuda a aderir bem à pele, serve para qualquer tipo de pele. É ótima para o dia a dia, para o trabalho e almoços de final de semana, porque não deixa com o rosto pesado e não acumula produto em linhas de expressão.

  • Base cremosa

A base cremosa tem alta cobertura e proporciona um efeito mais pesado, normalmente é para quem quer aquele famoso “rebocão”, cobrindo bem as imperfeições. Pode ser usada em eventos mais noturnos, fotos e vídeos que exigem uma maquiagem mais elaborada. É muito indicada para quem tem a pele mista e não são recomendadas para quem tem pele oleosa.

  • Base compacta

Esse tipo de base trata-se do pó em forma compacta, tem um efeito natural e bem sútil, o que acaba facilitando a aplicação e causando menos “sujeira”, sendo ideal para situações que exigem maior  fixação, é bastante usada para desfiles e programas de televisão. É indicada para quem tem muitas manchas e imperfeições, mas deve ser usada com cautela para não deixar o acabamento pesado. Não deve ser usada para peles secas ou que estejam descamando. 

  • Base mousse

A base mousse é muito indicada para peles maduras e extra-secas, uma vez que sua composição possui fatores emolientes (ajudam na flexibilidade e maciez da pele), umectantes (formam uma camada protetora que evita que a pele perca água para a atmosfera) e hidratantes (ativos que penetram nas camadas da pele e conectam-se às moléculas de água, retendo-as interna e externamente).

  • Base em pó

A base em pó é perfeita para quem tem a pele mista ou oleosa, já que possui um acabamento bem natural e sequinho que ajuda a conter a oleosidade, pois o pó tem um poderoso poder de absorção. Esse tipo de base evita que a maquiagem escorra ao longo do dia e é super fácil de reaplicar.

Conheça os tipos de acabamentos de bases

Além do tom, outro fator essencial para saber como escolher o tom de base certo é o acabamento, para que a base entregue o melhor efeito possível à maquiagem. 

  • Acabamento matte

É indicado para peles oleosas, pois tem um toque seco e sem brilho, as bases de acabamento matte são perfeitas para ajudar a controlar o excesso de brilho no rosto, equilibrando a oleosidade natural da pele.

  • Acabamento natural

O acabamento de base natural tem como objetivo imitar a textura de pele natural. São as bases que ficam “invisíveis” sobre o rosto, deixando um aspecto de pele tratada e sem nenhum produto.

  • Acabamento luminoso

Quem deseja potencializar o brilho natural do rosto tem neste tipo de base o aliado perfeito. A base de acabamento luminoso é ideal para quem sofre com a pele seca e precisa usar a maquiagem para dar viço ao rosto.

  • Acabamento HD ou 4K

O acabamento HD ou 4K é o acabamento das bases criadas especificamente para a televisão. Elas apresentam um aspecto natural e deixam a pele livre de imperfeições nas frentes da televisão mesmo quando filmada com máquinas de alta-resolução.

Onde fazer o teste de cor da base?

Depois de descobrir qual o seu tom e o tipo de pele, você deve fazer o teste da base bem na linha da mandíbula, bem próximo ao pescoço e rosto, a dica é aplicar uma cor que desapareça nesta região. 

Isso vai ajudar a evitar que a cor da sua base fique diferente do seu rosto. Tente não fazer o teste na mão ou no pulso porque geralmente a pele dos braços costuma ser mais bronzeada porque tende a ser mais exposta ao sol, enquanto a pele do rosto tende a ser mais protegida e, consequentemente, mais clara.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais: ajude outras pessoas a como escolher a base certa. 

E fique por aqui no Blog para acompanhar mais dicas!

Agende um horário para fazer a sua make aqui na Laís Ester Beauty Clinic, CLIQUE AQUI!

Pesquisar